Indicador que mede se os estoques de produtos finais estão em conformidade com o planejado pelas empresas das indústrias de transformação e extrativa. É um índice de difusão elaborado com base em sondagem de opinião empresarial. Elaborado pela CNI e divulgado cerca de 20 dias após o fim do mês de referência.
É importante para avaliar se a demanda está acima ou abaixo do esperado pelas empresas. Quando a demanda supera as expectativas, os estoques tendem a ficar abaixo do planejado. Adicionalmente, o indicador permite antecipar o tempo de resposta da produção a variações da demanda. Se os estoques estiverem acima do desejado, as empresas tenderão a não aumentar a produção mesmo frente a um crescimento da demanda.
O indicador varia de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 pontos indicam que os estoques de produtos finais estão acima do planejado pela indústria. A demanda ficou aquém do esperado pela empresa, o que resultou em acúmulo indesejado de estoques. Valores abaixo de 50 pontos indicam que os estoques estão abaixo do planejado pela empresa. A demanda foi superior à esperada pela indústria, sinal de economia aquecida. Ao contrário dos demais indicadores, valores acima de 50 pontos são interpretados como negativos pois refletem atividade desaquecida.