Termômetro da Indústria

ICEI
Índice de difusão, em pontos
Valores de jan/1999 a jul/2017
Fonte: CNI Atualizado em 20/07/2017
Valor atual
Intervalo típicoO intervalo típico inclui os valores que mais ocorrem na série. Ele é definido por um desvio padrão para cima e para baixo da média histórica.
Últimos 12 meses


Saiba mais sobre o indicador ICEI

Indicador que mede a confiança dos empresários das indústrias de transformação, extrativa e de construção com relação à sua empresa e à economia brasileira. É um índice que ilustra a tendência da indústria, tendo como base uma sondagem de opinião empresarial. Elaborado pela CNI e divulgado em meados do mês de referência.

As decisões dos empresários com relação a investimento, contratação de trabalhadores e compras de matérias-primas são baseadas nas expectativas com relação à economia como um todo e à sua empresa. Empresários confiantes tendem a investir mais, aumentar a produção, comprar mais insumos e matérias-primas e contratar mais trabalhadores. O ICEI permite conhecer com antecedência o comportamento da produção industrial.

O indicador varia de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 pontos indicam que os empresários estão confiantes. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança dos empresários.