Termômetro da Indústria

Horas trabalhadas
Número Índice, base: média 2006=100. Dessazonalizado.
Valores de jan/2003 a mar/2017
Fonte: Indicadores Industriais/CNI Atualizado em 03/05/2017
Valor atual
Últimos 12 meses


Saiba mais sobre o indicador Horas trabalhadas

Indicador mensal que estima a evolução do total de horas trabalhadas por todos os trabalhadores empregados na produção, incluindo as horas extras, descontados os movimentos sazonais. Elaborado e dessazonalizado pela CNI, é um índice de base fixa, tendo como base a média de 2006 = 100, divulgado cerca de 30 dias após o fechamento do mês de referência.

Permite acompanhar o comportamento mensal das horas trabalhadas na indústria brasileira. As horas trabalhadas são mais voláteis que o número de empregados, ou seja, respondem mais rapidamente a variações da produção. Por esse motivo, o indicador também pode ser usado como um estimador da produção. Também ajuda a prever o movimento futuro no número de empregados: crescimento contínuo das horas trabalhadas resultam na necessidade de contratação de trabalhadores e vice versa.

O aumento do indicador se refere ao aumento das horas trabalhadas na produção. Quanto maior o indicador, maior o número de horas trabalhadas na indústria. Considerando que o aumento da produção requer mais horas de trabalho, o crescimento do indicador reflete a expansão da produção.